Postagens populares

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Inauguração da Academia


A ACADEMIA de Ciências de Moçambique (ACM) funciona provisoriamente desde ontem nas instalações do Instituto Nacional de Segurança Social em Maputo. O novo espaço foi inaugurado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, que no acto referiu acreditar que com as novas instalações, esta instituição académica cientifica irá melhor organizar-se e realizar as suas actividades, cumprindo de forma cada vez maior as suas atribuições e competências. “Estamos certos de que, com as novas instalações, a Academia vai consolidar a excelência que tem vindo a caracterizar as suas acções. Aliás, foi com muita satisfação e orgulho que nós constatamos que o espírito de entrega e abnegação tem marcado continuamente o trabalho realizado pela Academia de Ciências de Moçambique. Mesmo sem instalações próprias de vulto, cobrindo diferentes áreas de conhecimento” sustentou o Ministro Massingue.

A concluir desafiou aos membros desta instituição, “a nossa expectativa é de ver a nossa Academia de Ciências de Moçambique a priorizar e a realizar estudos concretos sobre questões e desafios da actualidade, com enfoque para a busca de soluções. Igualmente, esperamos ver da nossa Academia a emissão de opinião e pareceres independentes e cientificamente credíveis com base na evidência e no rigor científico, tendo em vista aconselhar o Governo, Parlamento, indústria e o público em geral”.

Por seu turno Orlando Quilambo, presidente da Academia de Ciências de Moçambique intervindo na ocasião, explicou que a ACM foi criada com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia em Moçambique, a Academia vai divulgar os avanços científicos nacionais e universais, prestigiar a investigação científica de excelência feita no país, bem como facilitar a coordenação entre os diferentes grupos de cientistas e potenciais utilizadores da ciência e tecnologia.

Um comentário:

  1. Esta de parabens a Academia de Ciências de Moçambique e a Universidade Eduardo Mondlane pela excelente iniciativa.

    ResponderExcluir